"Uma de nossas tarefas, como educadores e educadoras, é descobrir o que historicamente pode ser feito no sentido de contribuir para a transformação do mundo, de que resulte um mundo mais "redondo", menos arestoso, mais humano, e em que se prepare a materialização da grande Utopia: Unidade na Diversidade"

(Paulo Freire, Política e Educação, 23a. ed., p. 35-36)



SEJAM TODOS BEM VINDOS!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Viva a diferença!

Inclusão depende da parceria entre pais e escola. E, sobretudo, de ver a diversidade como algo a ser festejado e não escondido.

"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É preciso encontrar um equilíbrio. Os educadores concordam que a aceitação, em escolas ditas “normais”, de alunos incapacitados por uma ou outra circunstância só resulta positiva se houver envolvimento de pais, professores e profissionais da área médica e instituições afins que dão assistência ao problema trabalhando conjuntamente. A marca da desigualdade também está presente aqui: crianças de classes média e alta, com recursos para pagar assistência adequada têm mais chances do que as mais pobres de se habilitar à vida em sociedade."

"Os modelos de integração incentivados na década de 70, que punham o deficiente em salas convencionais, se pautavam pela premissa de que era dele a responsabilidade pela superação. “A inclusão consiste em reverter essa forma de pensar e mostrar que a responsabilidade cabe a todos nós”, diz Eliana. Em sua opinião, se não houver uma radical mudança de percepção geral, a riqueza da diversidade nunca sairá do papel."

"
'Os benefícios da educação aberta aos diferentes são recíprocos. O aluno com dificuldade tem o estímulo de superar o desafio da execução das tarefas comuns. E o aluno sem deficiências aprende a aceitar o diferente e a entender que há limite para tudo, até mesmo para ele próprio', afirma Sônia Dreyfus, pedagoga e fundadora da escola. 'Essa convivência rotineira enriquece as relações, aumenta a solidariedade e o respeito pelo coletivo.'"


Para ler a matéria completa e
mais sugestões de leitura, clique aqui.

Marili Ribeiro. Viva a diferença!. Revista Super Interessante, Ed. 189b, julho/2003. Disponível em http://super.abril.com.br/ciencia/viva-diferenca-443942.shtml. Acesso: 10 abril. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário