"Uma de nossas tarefas, como educadores e educadoras, é descobrir o que historicamente pode ser feito no sentido de contribuir para a transformação do mundo, de que resulte um mundo mais "redondo", menos arestoso, mais humano, e em que se prepare a materialização da grande Utopia: Unidade na Diversidade"

(Paulo Freire, Política e Educação, 23a. ed., p. 35-36)



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terça-feira, 30 de março de 2010

Diversidade na escola precisa ser melhor difundida

As alterações dos artigos 26 e 79 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por meio da Lei nº 10.639/2003, foram passos importantes a caminho de uma pedagogia e de uma didática que valorizem a diversidade étnico-racial e cultural presente nas escolas brasileiras. Apesar disso, quando observada de perto, a prática ainda é contraditória e se revela deficiente.

O artigo 26 obriga a todos os estabelecimentos de ensino, particulares ou públicos, incluírem em todo o currículo escolar o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, mostrando como essas culturas influenciaram e ajudaram na formação da nação brasileira. Mas muitos professores se sentem despreparados e apresentam dificuldade para introduzirem em suas aulas os conteúdos programáticos relacionados a essas culturas.

Claudia Gomes, professora de português da rede estadual de ensino de São Paulo, diz que sente dificuldade na hora de falar sobre literatura africana. “Sou a favor da lei. Mas acho que falta uma formação para nós professores a respeito de como introduzir esses conteúdos. Quando se trata de literatura africana, por exemplo, existem pouquíssimos especialistas que podem falar com propriedade sobre o assunto”.

Enquanto isso, o artigo 79 garante o ensino para a população indígena, respeitando sua cultura e suas tradições e também exige que o calendário escolar acrescente o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Porém alguns ambientes escolares não valorizam a diversidade e muitos livros didáticos ainda tratam o negro e o índio como povos menos favorecidos e desvalorizados.

Segundo a diretora executiva do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades, Maria Aparecida Silva Bento, em muitos casos as próprias escolas não contemplam a diversidade. “Numa escola que fizemos um trabalho de inclusão da cultura africana notamos que mais da metade dos alunos eram negros e pardos. No entanto, quando observamos as bonecas feitas pela própria comunidade e os cartazes pendurados feitos pelos alunos e professores, só apareciam brancos”.

Para Maria Aparecida, são nas relações do cotidiano que o preconceito aparece. “O fato de ser negro e se desenhar branco é um exemplo disso. Infelizmente, o preconceito está enraizado em nossa sociedade. Por isso, é de extrema importância a inclusão da cultura africana nas escolas. Porque com a inclusão, percebemos que existe uma diminuição da discriminação e uma valorização da cultura por meio das histórias de lutas, de extermínio, da democracia e da religiosidade negra. O sujeito que era reativo passa a ser pró-ativo”.

Diversidade e livros didáticos

A editora de literatura e paradidáticos e psicanalista Myriam Chinalli, diz que o livro escolar, por exemplo, é uma forma de transmissão de conhecimento e por isso é tão importante produzir um material que seja mais adequado a nossa realidade e a nossa população.

Myriam explica que nos últimos anos, o mercado editorial brasileiro sofreu um boom, cresceu rapidamente e intensificou sua produção. Nesse contexto, a editora comenta que surge um grande interesse das editoras estrangeiras pelo nosso mercado editorial. “Um movimento, sem dúvida, paradoxal. Ao mesmo tempo em que o mercado cresce e exige-se mais qualidade, por se tratar de empresas estrangeiras, o interesse fica nítido. A prioridade não é o conteúdo em si, e sim o mercado econômico. Com isso, os cuidados e as exigências da produção diminuíram. O livro é muito bonito, porém pouco consistente”.

A editora também diz que falta diversidade nos livros didáticos. “O mercado editorial é autofágico. As editoras querem gastar pouco e vender muito. As ilustrações são muito antigas e não existe uma preocupação em realizar novas pesquisas iconográficas, e na iconografia os negros quase não aparecem. Infelizmente, em muitos livros o negro e o índio ainda só aparecem quando se trata de questões raciais, ou como a ‘Tia Anastácia’, sendo um coadjuvante, ocupando uma profissão desvalorizada, ou representando a pobreza”.

A editora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da editora Scipione,
Valdivania Fastino, discorda. “Tomamos muito cuidado com a questão da diversidade. Existe uma preocupação muito forte a respeito desse assunto dentro do editorial. Sempre procuramos colocar ilustrações não só de negros como de pessoas com deficiência, gordinhos, japoneses e de pessoas de óculos, nos mais diversos assuntos”.

Valdivania conta que uma vez um ilustrador fez um globo e em cada país colocou uma pessoa que representasse aquela nação. “Todos estavam vestidos e calçados. Porém, quando vimos na África o representante estava sem camisa e descalço. Achamos um absurdo. Não dá para aceitar uma coisa dessas. Pedimos para o ilustrador refazer o desenho colocando roupa e sapatos no africano”.

Para finalizar, Myriam diz que o governo brasileiro precisa ser mais exigente. “Existe ações pipocando nesse sentido, mas temos que exigir mais. Algumas editoras tentam mudar, mas o mercado editorial mesmo só avança se pressionado pelo governo”.

Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/powuwecluc.mmp

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