terça-feira, 30 de março de 2010
Iniciando crianças em Educação Ambiental: Estudo de caso
Sabemos que o interesse pela questão ambiental surge por termos consciência de que ela faz parte de nossa vida e é motivado por fatores sociais, econômicos e outros. Já os estudos com as temáticas ambientais justificam-se por sensibilizar a sociedade [...]
Resumo
Sabemos que o interesse pela questão ambiental surge por termos consciência de que ela faz parte de nossa vida e é motivado por fatores sociais, econômicos e outros. Já os estudos com as temáticas ambientais justificam-se por sensibilizar a sociedade para adoção de uma política ética e solidária em relação ao meio ambiente, formar um cidadão atuante e consciente a fim de buscar soluções para problemas ambientais, além de informar-se sobre a legislação ambiental para utilizar seus direitos constitucionais e de cidadania. O ambiente, nesse caso, deve ter as características de todos que ali convivem e as crianças sentirem que aquele lugar lhes pertence (BLASI, 2008). Observamos que as crianças passaram a ter uma nova percepção de ambiente, pois conseguiram verbalizar a sua compreensão e percepção a respeito do meio ambiente com bastante clareza e detalhes. É necessário também refletir sobre a formação dos professores, para que cada um repense sobre sua função, busque mais conhecimentos teóricos que lhe dê suporte para mudar a prática. Nesse desafio à educação pode ser uma alternativa.
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