"Uma de nossas tarefas, como educadores e educadoras, é descobrir o que historicamente pode ser feito no sentido de contribuir para a transformação do mundo, de que resulte um mundo mais "redondo", menos arestoso, mais humano, e em que se prepare a materialização da grande Utopia: Unidade na Diversidade"

(Paulo Freire, Política e Educação, 23a. ed., p. 35-36)



SEJAM TODOS BEM VINDOS!

terça-feira, 30 de março de 2010

Iniciando crianças em Educação Ambiental: Estudo de caso


Sabemos que o interesse pela questão ambiental surge por termos consciência de que ela faz parte de nossa vida e é motivado por fatores sociais, econômicos e outros. Já os estudos com as temáticas ambientais justificam-se por sensibilizar a sociedade [...]

Resumo
Sabemos que o interesse pela questão ambiental surge por termos consciência de que ela faz parte de nossa vida e é motivado por fatores sociais, econômicos e outros. Já os estudos com as temáticas ambientais justificam-se por sensibilizar a sociedade para adoção de uma política ética e solidária em relação ao meio ambiente, formar um cidadão atuante e consciente a fim de buscar soluções para problemas ambientais, além de informar-se sobre a legislação ambiental para utilizar seus direitos constitucionais e de cidadania. O ambiente, nesse caso, deve ter as características de todos que ali convivem e as crianças sentirem que aquele lugar lhes pertence (BLASI, 2008). Observamos que as crianças passaram a ter uma nova percepção de ambiente, pois conseguiram verbalizar a sua compreensão e percepção a respeito do meio ambiente com bastante clareza e detalhes. É necessário também refletir sobre a formação dos professores, para que cada um repense sobre sua função, busque mais conhecimentos teóricos que lhe dê suporte para mudar a prática. Nesse desafio à educação pode ser uma alternativa.

Para saber mais, veja toda a dinâmica Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário